Capa

Desafios e Panorama da Contabilidade Pública

Entrevista com o auditor de Controle Externo do TCE/PE


Confira parte da entrevista realizada pela revista CRC com o auditor de controle externo do TCE/PE João Eudes Bezerra Filho.

Quais são os desafios para os profissionais da contabilidade no processo de convergência das novas normas da Contabilidade Pública?

O processo de convergência contábil do setor público brasileiro vem se constituindo desde o ano de 2010, ocasião que foram publicadas, pelo CFC, as primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, adicionalmente juntou o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, publicado pela STN. A partir daí houve a necessidade de reaprendizagem, por parte dos contabilistas, das novas mudanças e consequente aplicação em suas plataformas de trabalho. Os desafios são grandes, pois a aplicação das normas não dependem apenas do alcance dos contabilistas, dependem, principalmente, da integração dos gestores dos diversos segmentos do órgão público à contabilidade, a exemplo de setores como de pessoal, almoxarifado, patrimonial, gestão de contratos etc. Então, além do conhecimento, os profissionais da contabilidade pública precisam estar inseridos no ambiente administrativo que esteja imergido no contexto das exigências das novas normas. Se isto não acontecer, as dificuldades e obstáculos serão bem maiores.

Numa pesquisa que você fez foi possível avaliar como está sendo recebida essa grande mudança de cultura?

Sim, foi possível, pelo menos preliminarmente observar-se que os contabilistas têm tido uma boa performance quanto à forma de elaboração das novas demonstrações contábeis, porém tem deixado muito a desejar quando se refere à consistência das informações apresentadas nas demonstrações e qualidade das informações. Para se ter uma ideia são poucos os municípios brasileiros que apresentam, em suas prestações de contas, notas explicativas às demonstrações contábeis. Isso é grave, pois, são nessas notas, que devem estar descritos aos usuários da informação o contexto dos números apresentados nos balanços, a exemplo de políticas contábeis adotadas, mudanças de critérios adotados nas classificações de ativos e passivos, indicadores econômicos, orçamentários e financeiros, etc.

Gostou da entrevista e quer continuar lendo? Clique aqui e acesse o jornal na íntegra.

Detalhes


  • Fonte: Jornal CRC-PE
  • Mês/Ano: Fev. 2018
  • Autores: -

Deixe seu comentário: